O que é empreendedorismo, afinal?

O que é empreendedorismo, afinal?
o que é empreendedorismo

A palavra empreendedorismo está na moda, mas o que ela significa mesmo? Segundo a definição do Oxford Languages, empreendedorismo é a “disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos”. Também é a iniciativa de “implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, gerenciar alterações que envolvem inovação e riscos”. Leia o nosso texto e saiba tudo sobre o que é empreendedorismo.

De Então, de um modo mais simplificado, todo projeto que idealizamos e realizamos é um ato de empreendedorismo. Não precisa ser nenhum plano de uma grande empresa com 200 funcionários ou a obra de um grande imóvel. A vida é composta de pequenos atos de empreendedorismo diários.

O que é empreendedorismo para os brasileiros?

Conforme matéria do Jornal Contábil, no ano de 2019 em torno de 1 a cada 4 brasileiros desempenhou alguma atividade empreendedora. Já em quantidade geral são 2 empreendedores a cada 5 brasileiros com idade entre 18 e 64 anos, ou seja, quase 40% da população.

Ainda segundo a matéria, “estima-se que 53,4 milhões de brasileiros desempenham alguma atividade empreendedora, seja planejando e iniciando as operações de um novo negócio, consolidando sua marca ou se esforçando para que o empreendimento siga em operação”.

A necessidade empreender pode ser analisada pelas dificuldades de emprego e financeiro do brasileiro. Todo mundo conhece alguém que acabou abrindo um pequeno negócio, em casa mesmo, num período de desemprego ou para complementar a renda em tempos de crise.

Apesar dessa veia empreendedora do brasileiro, muitos são os negócios que não tem continuidade devido às dificuldades burocráticas, pela falta de conhecimento de gestão de negócios ou analise de mercado.

Quais são as 3 dicas mais importantes para quem quer empreender:

Empreendedorismo não é uma disciplina que aprendemos na escola, poderia ser e isso faria muita diferença na economia do país alguns anos à frente. No entanto, acaba sendo algo que a gente aprende com a “carroça em andamento”. Por isso, vamos trazer algumas dicas para quem quer começar a empreender:

1. Em que você se destaca?

Foque no que você é bom!

O que você faz de melhor que poderia ser um serviço ou um produto a ser vendido? Isso pode ser um produto ou um serviço a ser oferecido para as pessoas. Não tente reinventar a roda. Se você não sabe fritar um ovo, não adianta quer montar um serviço de encomendas de salgados de festas. Se você nunca furou uma parede na vida, vai dar muito mais trabalho (e possivelmente frustração) abrir um serviço de “marido de aluguel”.

2. O que as pessoas precisam?

Um bom negócio é aquele em que o que você faz de melhor é aquilo que as pessoas precisam. Converse com as pessoas próximas a você e veja se elas contratariam um determinado serviço prestado por você. Pense em como o seu serviço pode facilitar a vida das pessoas. Pode ser uma conversa informal, mas que possa te dar uma recorde do que o cliente em potencial precisa.

3. Comece:

Reduza a sua própria burocracia interna. O que queremos dizer com isso? Quer dizer que você não precisa ter 20 cursos de aprimoramento, todos os equipamentos, uniforme, logomarca, uma sala mobiliada e estruturada. Tudo isso você pode ir conquistando conforme o seu empreendimento cresce. Comece com um produto, mas comece. Depois de entregar 20 bolos aos seus clientes, com certeza o 20º vai ser muito melhor que o 1º. Mas se você esperar ficar perfeito como o 20º e não começar, nunca vai chegar lá.

Hoje ficamos por aqui nas dicas. O conhecimento que vamos compartilhar também é progressivo e esse texto é o passo número 1. Assim como você, a gente está começando com o dia 1. Empreender é isso, todos os dias fazer ações para que os nossos projetos saiam do papel. Se todo o dia ficar 1%, ao final de 100 dias, chegamos ao 100%! Se nunca começarmos, ideias serão somente ideias num papel.

Quer saber mais sobre o que é empreendedorismo e outras dicas?

Precisa de mais dicas? Clique aqui.

Veja mais dicas no facebook ou no instagram!

Gostou das dicas? Portanto, compartilhe! Certamente você conhece alguém que está precisando dessas informações

Gostou??? Nos conte qual é a sua principal dúvida sobre empreendorismo?

Conheça a Timm Doces & Festas:

Clique aqui e acesse a nossa loja virtual.

Loja Gravataí Rua Anápio Gomes 1464-2 | 3043 2841 | 51 9965 64490

Loja Porto Alegre Rua Voluntários da Pátria 503 | 3225 3265 | 51 9892 66107

Horário de atendimento: segunda a sexta das 09h às 18h

Leave a Reply